quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Governança Corporativa: Contextualização e Relevância


                                                     

 Autores:  Juarez Pereira da Silva e Luis Fernando Conduta

A governança corporativa não é um assunto muito discutido e nem abordado com frequência em congressos, palestras e eventos, porém é um tema de grande relevância para as empresas que querem ter participação no mercado de capitais. A governança corporativa surgiu para superar o chamado conflito de agência dos gestores, que é resultado da separação entre a propriedade e a gestão nas companhias. Esse conflito de interesses pode assumir características distintas em função da estrutura de propriedade das empresas.

CONCEITO
Governança corporativa é um seguimento empresarial que elabora regras para obter melhores praticas de gestão, melhor transparência nos negócios e a profissionalização dos gestores e colaboradores da empresa, com finalidade de trazer para dentro da organização a melhor forma de gestão com o propósito de atingir os melhores resultados.
Para José Alexandre Scheinkman, Governança Corporativa seria:
“todo um conjunto de mecanismos que investidores não controladores (acionistas minoritários e credores) têm à sua disposição para limitar a expropriação [dos direitos dos minoritários e credores pelos administradores e majoritário]. Estes mecanismos prescrevem regras de conduta para a empresa e de ‘disclosure’, e garantem a observância das regras (enforcement).” Uma vez que, “em muitos casos, os responsáveis pela condução de uma empresa e/ou acionistas majoritários podem tomar decisões, após a venda de ações aos minoritários, que prejudiquem o interesse destes.”

OBJETIVO
Um dos principais objetivos da governança corporativa é proteger o valor da empresa com políticas de controle e divulgação da informação. A governança corporativa busca fazer com que a empresa obtenha um melhor resultado, interagindo de forma satisfatória não só com seus sócios, com seus diretores, colaboradores e fornecedores, mas também com o meio ambiente. É essencial que a empresa esteja interagindo de forma positiva para com cada um de deles; pois assim a empresa obterá sucesso em suas operações. De certa forma a governança corporativa atrai uma estrutura de credibilidade no mercado, não apenas pela sua estrutura organizacional, mas também pela sua transparência no momento de realizar a prestação de contas.

SCHEINKMAN. José Alexandre. O Desenvolvimento do Mercado de Capitais no Brasil. Disponível em: < http://www.princeton.edu >, p. 1.

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