segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A importância das informações contábeis no processo de tomada de decisão

Diante de um mercado cada vez mais competitivo as organizações buscam a qualquer custo o máximo de informações possíveis e relevante para se chegar a uma decisão precisa frente a seus negócios. Entendendo e compreendendo o papel das informações no sistema de gestão organizacional de uma empresa, verás que as informações geram muito mais recursos para a empresa e consequentemente aumenta a capacidade de tomada de decisão.
Vale ressaltar que a contabilidade utiliza-se de uma mesma linha de raciocínio, e o pressuposto que a Contabilidade Gerencial serve de ferramenta de tomada de decisão para fins de gerenciamento eficaz e lucrativo nas entidades. Daí a sua importância no processo de tomada de decisão. Toda a tomada de decisão é uma grande responsabilidade que os gestores por elas têm em suas mãos, pois certamente, as decisões tomadas agora terão reflexos no amanhã. Todos nós seres humanos estamos predispostos a uma tomada de decisão, podendo ela ser simples ou mais complexas. Diariamente estamos sendo obrigados a tomar todos e diversos tipos de decisões, sejam elas de longa ou de curto prazo, planejadas ou não, mas certamente essa decisão vai influenciar no futuro das pessoas e organizações.
Nosso objetivo é demonstrar e definir as características da informação contábil no seu aspecto gerencial e analisar sua influência no processo decisório dentro as organizações. As demonstrações dos custos diretos e custos indiretos formalizam o totalizador dos gastos operacionais para a formalização do custo unitário. O custo total dividido pelo total de unidades produzida é igual ao preço unitário de cada produto. Esse preço será definido não só pelo custo apurado, mas também por uma decisão extraída das informações da tabela, neste caso a essência da decisão vem da informação mais precisa.  A informação gerada pela contabilidade possui grande relevância e oferece suporte ao processo decisório nas organizações.

                                                      

                                                          Ator: Juarez Pereira da Silva*

Orientadora: Solange Aparecida Devechi Ordones *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESTITUIÇÃO IRPF

Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF 2019 São 2,5 milhões de contribuintes que possuem prioridade no recebimen...