domingo, 28 de janeiro de 2018

Balanced Scorecard


Balanced Scorecard


                                                                                      Ator: Juarez Pereira da Silva*


Desenvolvida nos anos 90 pelos americanos Robert Kaplan e David Norton, a ferramenta conhecida como Balanced Scorcard ou (BSC) na língua portuguesa Indicadores Balanceadores de Desempenho é uma ferramenta que mede o desempenho estratégico da empresa. Apesar de parecer simples a primeiros olhos, a ferramenta é um pouco complexa, mas de muita eficácia em se tratando de processos estratégicos. O Balanced Scorcard também pode ser trabalhado em conjunto com outras ferramentas já bastante conhecidas em termos de planejamento estratégico.
A Análise de SWOT é uma das mais conhecidas e mais usadas em termos planejamento estratégico até mesmo pela sua eficácia no negocio. Algumas empresas trabalham essas ferramentas em conjunto para que o objetivo final de seus negócios seja cada vez mais positivo e seguro.
 Em se tratando de Balanced Scorcard, a ferramenta trabalha com perspectivas em dimensões especificas onde as empresas traças seus objetivos, acompanha suas atividades, mapeia todo o processo a ser realizado e gerencia todos os riscos que possa comprometer o desempenho planejado. As dimensões tratada pelo Balanced Scorcard são, Perspectivas com os clientes: traçar e acompanhar indicadores que possa melhor satisfazer seus clientes. Perspectivas dos Processos: consiste em acompanhar, mapear todo processo de gestão da empresa. Perspectiva do Crescimento: neste aspecto a empresa prevê um possível crescimento em médio e longo prazo, nesse caso a empresa trabalha com base em investimentos como, por exemplo, infraestrutura da empresa e capacitação dos recursos humanos. Perspectiva Financeira: neste caso a empresa define um plano estratégico para obter um melhor resultado financeiro em seus negócios e garantir o retorno de investimento realizado em seu negocio.
Neste sentido Kaplan e Norton (1997, p. 231) comentam que “A construção de um Balanced Scorecard que ligue a missão e a estratégia de uma unidade de negócios a objetivos e medidas explícitos é apenas o começo da utilização do Scorecard como sistema gerencial”.




REFERÊNCIAS

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 1-231.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESTITUIÇÃO IRPF

Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF 2019 São 2,5 milhões de contribuintes que possuem prioridade no recebimen...