Autores: Juarez Pereira da Silva e Luis Fernando Conduta
A governança corporativa não é um
assunto muito discutido e nem abordado com frequência em congressos, palestras
e eventos, porém é um tema de grande relevância para as empresas que querem ter
participação no mercado de capitais. A governança corporativa surgiu para
superar o chamado conflito de agência dos gestores, que é resultado da
separação entre a propriedade e a gestão nas companhias. Esse conflito de
interesses pode assumir características distintas em função da estrutura de
propriedade das empresas.
CONCEITO
Governança corporativa é um
seguimento empresarial que elabora regras para obter melhores praticas de
gestão, melhor transparência nos negócios e a profissionalização dos gestores e
colaboradores da empresa, com finalidade de trazer para dentro da organização a
melhor forma de gestão com o propósito de atingir os melhores resultados.
Para José Alexandre Scheinkman,
Governança Corporativa seria:
“todo um conjunto de mecanismos que
investidores não controladores (acionistas minoritários e credores) têm à sua
disposição para limitar a expropriação [dos direitos dos minoritários e
credores pelos administradores e majoritário]. Estes mecanismos
prescrevem regras de conduta para a empresa e de ‘disclosure’, e garantem a
observância das regras (enforcement).” Uma vez que, “em muitos
casos, os responsáveis pela condução de uma empresa e/ou acionistas
majoritários podem tomar decisões, após a venda de ações aos minoritários, que
prejudiquem o interesse destes.”
OBJETIVO
Um dos principais objetivos da
governança corporativa é proteger o valor da empresa com políticas de controle
e divulgação da informação. A governança corporativa busca fazer com que a
empresa obtenha um melhor resultado, interagindo de forma satisfatória não só
com seus sócios, com seus diretores, colaboradores e fornecedores, mas também
com o meio ambiente. É essencial que a empresa esteja interagindo de forma
positiva para com cada um de deles; pois assim a empresa obterá sucesso em suas
operações. De certa forma a governança corporativa atrai uma estrutura de
credibilidade no mercado, não apenas pela sua estrutura organizacional, mas
também pela sua transparência no momento de realizar a prestação de contas.
SCHEINKMAN. José Alexandre. O Desenvolvimento do
Mercado de Capitais no Brasil. Disponível em: < http://www.princeton.edu >,
p. 1.
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